sexta-feira, 6 de julho de 2012

Empadas de galinha e vegetarianas

Excelente para levar para a praia, ou para levar a um passeio, pic-nic...

Uma boa receita agora para o verão, pois basta acompanhar com uma salada e voilá!! :-)

Gosto de fazer empadas, pois é uma receita que dá para variar o seu recheio: já fiz empadas vegetarianas! Em vez de frango, coloca-se verduras ao nosso gosto.

Eu coloquei cenouras e cogumelos, cortados aos bocadinhos pequenos juntamente com uma pitadinha muito pequena de sal, cebolinho, tudo em cru para dentro da massa que já está nas forminhas, e vai ao forno. Se quiserem também podem saltear, mas eu não acho necessário.

O recheio de frango, ou galinha faço da seguinte forma:

Aproveito frango (ou carne) que tenha sobrado do dia anterior e desfio. Se não tiver sobrado e vos apetecer fazer empadas, é só cozer frango (a parte que mais gostarem, eu gosto do peito...) com uma cebola e cenoura, sal, pois para além de dar sabor ao frango, podemos depois aproveitar a água para fazer uma canja ;-)

Depois de desfiado é reservado, enquanto se faz um refogado, com azeite (ou margarina) e cebola cortada muito pequenina. Depois é só juntar o frango e pedacinhos de bacon, também cortado muito pequeno. Dá-se uma mexidela e fora do lume junta-se farinha, pouquinho, só para encorporar os ingredientes.

Para ficarem mais suculentas depois de feitas, junto um pouquinho da água de cozer o frango ou então leite. Tempera-se com pimenta e ervas a gosto (cebolinho, orégãos, salsa, coentros...) e rectifica-se de sal.

Forro as forminhas com massa quebrada de compra de modo a que saia um pouco para fora para depois ajudar a fechar e encho com o preparado.

Não esquecer que tem que sobrar massa para fazer as tampinhas das empadas. Ou seja, depois de encher com o preparado, corta-se uma rodela de massa do tamanho das forminhas e coloca-se em cima. Tapa-se bem e aconchega-se com a massa que estava saída das forminhas.

Pincela-se com a gema de um ovo e vai ao forno conforme as instruções da embalagem da massa quebrada. Normalmente é a 180/200ºC durante 20min ou até verem que estão douradinhas. Coloco um palito em cada uma delas, por cima, para que funcione como chaminé, para sair o ar de dentro das empadas.

Bom Apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...